A Tesla está trabalhando em uma nova plataforma para veículos elétricos que terá a metade do custo em comparação com a base que serve aos modelos Model 3/Model Y. O anúncio foi feito por Elon Musk durante a apresentação dos resultados da Tesla no terceiro trimestre.

O CEO da Tesla surpreendeu a todos com este anúncio, que se refere uma nova arquitetura menor que a plataforma do Model 3 e que terá como destaque o custo de produção 50% menor em relação a esta. 

No entanto, ainda não há uma data exata para a estreia da nova arquitetura. Musk declarou que:

"embora ainda não haja datas exatas para o lançamento, este é o foco principal da nova equipe de desenvolvimento de veículos".

Carro elétrico para as massas

Além disso, o número um da Tesla ainda ressaltou que o próximo carro elétrico da marca será produzido em volumes tão grandes que irão 'eclipsar' Model 3 e Model Y. Trata-se de um salto em volume de produção que será possível graças à redução de custo e avanços na capacidade de fabricação e vendas. 

Vale lembrar que atualmente esses dois modelos representam 95% do total de entregas da empresa e que até o final de setembro acumularam um total de 930 mil unidades entregues em todo o mundo.

"O veículo de próxima geração será cerca de metade do custo da plataforma 3/Y e será menor. Isso certamente vai superar a produção de todos os outros veículos combinados."

Tesla hatch compacto

Essas afirmações de Elon Musk trouxeram novamente a discussão sobre o carro elétrico de US$ 25.000. Um modelo com proposta acessível que será posicionado 'bem' abaixo do Tesla Model 3, que atualmente custa a partir de US$ 48.490 nos Estados Unidos, antes dos incentivos. 

A data de lançamento é algo incerto, mas o futuro Tesla de entrada não deve chegar tão cedo ao mercado. Pelo menos não até que a Tesla tenha concluído sua nova plataforma e atingido o nível regular de produção dos modelos Semi e Cybertruck, então estamos falando de pelo menos 2024. A não ser que a Tesla China, supostamente responsável pelo desenvolvimento do projeto, receba sinal verde para trazer o modelo ao mercado antes disso.